Entenda por que a pesquisa é essencial para as operações financeiras em investimentos quantitativos.
Não é segredo nenhum que a pesquisa é extremamente importante para qualquer área. No mercado financeiro, isso não é diferente. Segundo Gabriel Motta, sócio-diretor da Daemon Investimentos, a pesquisa se torna ainda mais fundamental quando se trata de investimentos quantitativos. “A gente precisa estar na fronteira do conhecimento para conseguir gerar ao investidor retornos e alfa a longo prazo”, explica.
Manter as informações e tecnologias atualizadas é indispensável para o desenvolvimento das estratégias quantitativas. O comportamento dos agentes muda, as estruturas do mercado mudam e as tecnologias de obtenção e tratamento de dados avançam. O conhecimento é essencial para que o fundo de investimento se adapte bem durante essas mudanças.
É possível enxergar o valor que a Daemon Investimentos atribui ao conhecimento a partir do time de líderes da área quant. “Nossos gestores não são portfólios médios tradicionais, eles são diretores de pesquisa e desenvolvimento”, conta Gabriel Motta.
A função principal desse time é pensar em modelos e formas de execução que resultem em um retorno adicional às estratégias. “A mistura de pesquisa da academia e do mercado financeiro é o diferencial do nosso negócio”, finaliza Motta.
Veja também o vídeo “Qual a importância da pesquisa nos fundos quantitativos?”
Leia também o texto “Você sabe o que é Come-Cotas?”