O dia a dia do mercado financeiro é caracterizado por uma série de jargões e palavras específicas a essa indústria. Os quants, por estarem inseridos nesse contexto, também utilizam muitas dessas palavras, mas também é comum ouvir termos específicos da indústria quantitativa. Pensando nisso, criamos um compilado com as mais usadas pelos nossos gestores e time quant.
Vem conferir!
- 1- Backtesting
Backtesting é o processo de testar uma estratégia de investimento a partir de dados históricos relevantes. Em outras palavras, significa voltar a um período passado e analisar se uma operação ou estratégia teria dado certo ou errado.
- 2- Algoritmos
Um algoritmo é uma sequência lógica de regras para serem executadas por uma pessoa ou um computador. Os algoritmos podem ser usados para sistematizar processos como, por exemplo, operações de investimentos financeiros.
- 3- Sistemático
Sistemático é um adjetivo atribuído a tudo o que está relacionado ou faz parte de um sistema. Algo caracterizado como sistemático costuma operar de maneira organizada e metódica, seguindo regras ordenadas.
- 4- Correlação
Correlação é uma medida estatística do grau de dependência entre duas variáveis e pode ser calculada como a covariância entre elas dividida pela multiplicação dos desvios padrão de cada uma. Uma correlação próxima de 0 significa que as variáveis têm um grau de dependência baixo.
- 5- Volatilidade
Volatilidade é comumente definida como uma medida estatística de dispersão dos retornos de um ativo e calculada como o desvio padrão dos retornos nos últimos 21 dias.
- 6- Drawdown
Drawdown se refere ao quanto um investimento ou portfólio está abaixo do seu último valor máximo.
- 7- Risco
Risco é definido como a exposição a um perigo. No contexto de mercado financeiro, o risco pode ser representado pela razão entre possibilidade de perdas e probabilidades associadas a essas perdas. Por exemplo, “qual a probabilidade de se ter uma perda de x% do valor de meu portfólio em um dia?”
- 8- Fatores de Risco
Fatores de risco são variáveis que remuneram um dado custo de oportunidade. Os fatores de risco podem ser aproximados por índices que já existem ou por “mimicking portfolios”. O Ibovespa é um fator de risco de mercado, ou seja, remunera o custo de oportunidade de investir no mercado e não em outros fatores.
- 9- Sharpe
Índice Sharpe é uma medida de desempenho de uma carteira e é definido como o excesso de retorno esperado da carteira (em relação a uma aplicação livre de risco) dividido pela volatilidade da carteira.
- 10- Diversificação
Diversificação é a ideia de reduzir o risco de uma carteira a partir da alocação dos recursos em diferentes ativos. Sendo um pouco inteligentes na diversificação, nós conseguimos para um mesmo nível risco o aumentar retorno da carteira.
Leia também o texto “Daemon fecha parceria com a Witzler”