O sócios-fundadores da Daemon, Sérgio Schirato, Vitor Schirato e Edson Queiroz, contam como empresa surgiu, como se tornou uma gestora de investimentos alternativos e as perspectivas para o futuro.
A história da Daemon começou entre os anos de 2008 e 2009, no meio da crise, causada pela especulação imobiliária nos Estados Unidos. A ideia inicial era colocar de pé uma estrutura para operações de financiamento de trade finance, até então restrita a bancos. A experiência do Vitor Schirato como advogado com forte atuação em direito regulatório e direito bancário foi fundamental para tornar essa ideia realidade.
“O Sérgio e o Edson me perguntaram se era possível fazer a operação que era exclusivamente feita por bancos através de um fundo de investimentos, disse que sim. Logo depois, constituímos o Daemon Investment Fund com US$ 5 bilhões sob gestão”, destaca o sócio.
Em março de 2009, já tinha o contrato assinado com o primeiro cliente e as operações rodando. Ao longo do tempo, a Daemon acabou se tornando um player importante em um mercado que tradicionalmente, pertence aos grandes bancos.
Com a área de Export Finance consolidada, surgiu a necessidade de diversificar os produtos. Outra linha de negócio foi no campo da infraestrutura, atuando com Project Finance. Esse mercado perdeu muita força por conta da crise de 2016. Nesse mesmo ano, Sérgio Schirato conta que os fundadores começaram a dar atenção ao mercado de investimentos quantitativos, quando ainda era pouco conhecido no Brasil.
Além da família de fundos quantitativos, a Daemon, recentemente, começou a atuar com investimentos em ESG, aproveitando a experiência lá atrás no setor de infraestrutura, mais especificamente, energia renovável, por meio da parceria com Witzler. Hoje, a gestora possui 3 famílias de produtos: Export Finance, Investimentos Quantitativos e Investimentos ESG.
Edson Queiroz acredita que o time é o grande responsável pelos bons retornos e crescimento da empresa. “Apostamos muito na inteligência da equipe”, destaca o executivo.
Assista ao vídeo sobre a história completa da Daemon!
Leia também o texto “Daemon expande time com sócios Ex-Goldman”