Dia 19 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Inovação.
Em uma realidade globalizada e tecnológica como a atual, muito se fala sobre inovação, mas poucos conhecem o conceito por trás desse termo tão utilizado.
Muitos pesquisadores e estudiosos já se aprofundaram sobre essa temática e, sua grande maioria, se basearam nas ideias e definições do economista alemão Jürgen Hauschildt que, por sua vez, definiu “inovação” como: “produtos, serviços, processos ou modelos de negócios qualitativamente novos que se diferem visivelmente em um estado comparativo”.
Outra forma interessante de explorar o conceito de inovação é analisando a etimologia. De origem latim, essa palavra significa “introdução de algo novo, mudança, reforma, criação de novas soluções para problemas específicos”.
Apesar de existirem várias teorias e conceitos criados, muitos estudiosos concordam que a inovação só existe se apresentar ao menos duas características:
- Novidade de uma ação ou objeto;
- Aplicação e mudança – a inovação precisa ser inventada, introduzida, usada e aplicada.
O que é inovar?
Ser inovador não é necessariamente apresentar uma ideia excepcional e grandiosa. A inovação também pode estar presente em pequenos passos. A simplificação de um método ou a criação de alguma estratégia, pensamento de novos processos, o produto final, os serviços ou o modelo de negócios desenhado também podem ser caracterizados como inovadores.
Instituições que prezam pela inovação possuem mais chances de se manterem firmes no mercado e se destacarem em relação aos concorrentes, já que eles saem da bolha “mais do mesmo”.
A forma inovadora de encarar o mundo traz novas oportunidades para as empresas, que acabam se permitindo acessar novos mercados, fechar novas parcerias, absorverem novos conhecimentos e, consequentemente, expandirem o valor da marca.
A Apple, por exemplo, é considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo. Em 1977, a empresa foi a grande responsável por difundir o conceito de computador pessoal. Antes, os computadores eram enormes e apenas grandes empresas possuíam, já que ocupavam uma sala inteira. Mais tarde, a Apple lançou em 2010 o conceito de smartphones, o que revolucionou o mercado tecnológico e a vida de seus clientes.
Daemon + Inovação:
Na Daemon Investments, a inovação é um dos pilares mais robustos. Nos destacamos quando o assunto é investimentos alternativos dentro do mercado financeiro, oferecendo produtos de excelência e diferentes da concorrência.
Nós entendemos que o mercado muda muito rapidamente, e as ideias que eram brilhantes ontem podem não gerar o mesmo resultado positivo hoje. Por isso, nos preocupamos em estar sempre desenvolvendo pesquisas na fronteira do conhecimento.
“Nós acreditamos que novas ideias e talentos são essenciais para nos mantermos à frente e entregar valor em nossos produtos. Por essa razão, permanecemos em constante pesquisa e desenvolvimento, incorporando novas tecnologias e inovando nas diferentes áreas do negócio.” – Gabriel Koike, nosso quant e partner.
Leia também do texto: “Daemon fecha parceria com NAR-SP”.