Recomendações de 5 livros sobre o universo financeiro para quem se interessa por essa indústria
Rationality (Steven Pinker)
Por Gabriel Koike
Racionalidade é um dos pilares para qualquer discussão lógica, para o processo científico e para o progresso em geral – e uma grande hipótese em diversos modelos econômicos amplamente usados. Steven Pinker apresenta uma discussão bastante abrangente sobre o que é racionalidade, de onde vem, situações em que tendemos a divergir da racionalidade e os impactos da racionalidade (ou falhas de segui-la) em tomadas de decisão.
O livro explora, de forma bastante didática e simples, conceitos importantes como Teorema de Bayes e expectativas condicionais, teoria dos jogos e estimadores em tomada de decisão, testes de hipótese e o problema de repetibilidade de diversos campos da ciência – além de apresentar perspectivas evolutivas sobre racionalidade e neurociência, aspectos da psicologia humana em aprendizagem e tomadas de decisão. Este é um livro acessível para qualquer público, e que contém conceitos muito importantes sobre o pensamento racional.
Bad Blood: secrests and Lies in a Silicon Valley Startup (John Carreyrou)
Por Hully Rolemberg
Eleito um dos melhores livros de 2018, a obra do escritor e jornalista John Carreyrou conta a linha do tempo da startup Theranos, fundada em 2003 por Elizabeth Holmes. O autor reconstrói a trajetória desse unicórnio tech, desde o seu surgimento como promessa de revolucionar a testagem de sangue, até a explosão do que seria um dos maiores escândalos de fraude do Vale do Silício.
A forma como o livro envolve o leitor é tão impressionante que beira o ficcional, mas quando nos damos conta que o texto é de fato um caso real, ele fica ainda mais interessante. A história da startup Theranos poderia ser manual completo da série “How to Lie with…”: apresentações, projeções de lucros, testes laboratoriais, artigos científicos, resultados de exames, inspeções de agências sanitárias… O autor, John Carreyrou, foi quem divulgou a farsa em uma reportagem do Wall Street Journal publicada em 2016. Ao todo, os investidores da Theranos perderam aproximadamente 1 bilhão de dólares com a falência e dissolução da empresa e Elizabeth Holmes ainda está sendo julgada. O livro tem tudo que um bom romance policial tem que ter, e o melhor: é uma história real. Com certeza vale a leitura!
Crash: Uma breve História da Economia (Alexandre Versignassi)
Por Nicholas Scharan Cysne
Este livro é recomendado para qualquer pessoa que deseja entender os conceitos fundamentais de economia de uma forma leve e sem necessidade de mergulhar na matemática por trás. Alexandre Versignassi apresenta desde a origem do conceito de dinheiro, até como países gerenciam a circulação dele, passando por tópicos importantes como inflação, mercado acionário, bolhas, criptomoedas, entre outros, tudo isso de uma maneira que você sente que ele está sentado do seu lado te explicando calmamente. Em diversos momentos ele traz também momento históricos interessantes, como a Superinflação da Tulipa em 1634 ou a Crise Financeira de 2008, para explicar estes conceitos. O livro serve como uma ótima introdução para novos investidores ou pessoas que apenas desejam entender mais sobre economia, tornando-se um livro de cabeceira para muitos leitores.
The (mis)behaviour of markets: a fractal view of risk, ruin, and reward (Benoit Mandelbrot)
Por Miguel Antunes Troppmair
Benoit Mandelbrot trata em seu livro de como os mercados e os preços se comportam e como a teoria de Finanças tenta explicá-los. O livro passa brevemente pelo estudo de Finanças ao longo do século XX, desde Bachelier e movimentos brownianos até Markowitz e a fronteira eficiente, para então apresentar os problemas com cada um desses modelos.
Mandelbrot discute as hipóteses que seriam (para ele) excessivamente simplificadoras: os preços são contínuos, os indivíduos são perfeitamente racionais e utilizam toda informação disponível, os investidores são idênticos, e assim por diante. Embora não apresente solução definitiva para as falhas levantadas, o autor analisa as relações entre fractais (área pela qual é mais conhecido) e o comportamento dos preços, e como isso pode ajudar a compreender o funcionamento do mercado. O autor dá grande importância ao risco e à nossa ignorância sobre ele, bem como ao grave erro que é assumir distribuições normais para retornos financeiros.
Além dos temas mais acadêmicos, o livro fala da vida e da longa carreira do autor assim como de assuntos inesperadamente relacionados a Finanças, como a mensuração de enchentes no Nilo e a física de ventos turbulentos. Em suma, é um livro bastante informativo sem ser excessivamente acadêmico ou monótono.
Market Risk Analysis, Quantitative Methods in Finance (Carol Alexander)
Por Robson Ramos
Este é o primeiro livro de uma série de quatro livros sobre risco de mercado. Neste primeiro volume, Carol Alexander apresenta o ferramental quantitativo introdutório que servirá de base para os livros posteriores (que se aprofundarão na aplicação da matemática em problemas do mundo real). A autora faz um excelente trabalho ao explicar em detalhe conceitos básicos, mas tomando o cuidado de ressaltar o motivo de ensinar o tema em questão e qual sua aplicação na prática, o que torna a leitura prazerosa. Ao invés de apresentar fórmulas prontas, o livro nos desafia a pensar e então, partindo desse ponto, aplicamos a lógica para derivar os conceitos apresentados. Para cada exemplo prático, a autora faz referência aos livros posteriores da série, mantendo o leitor curioso e interessado em cada tópico. Os assuntos abordados neste livro são: cálculo básico para finanças, álgebra linear, probabilidade e estatística, introdução à regressão, métodos numéricos e teoria de carteiras.
Leia também o texto “Fundo sistemático: O que isso significa?”