por Daemon Investments | 27.10.2021
Um fundo quantitativo sistemático utiliza modelos matemáticos desenvolvidos pelos gestores para automatizar o processo de coleta de dados, análise de ativos, definição do portfólio e execução de operações. É extremamente importante que haja uma equipe qualificada na gestão do fundo, focada na melhoria e atualização de estratégias e modelos matemáticos, para que assim eles trabalhem de forma autônoma.
Quando um fundo é caracterizado como quantitativo e sistemático as estratégias de investimento se tornam automatizadas. “Um fundo quantitativo sistemático usa métodos de análise quantitativos, mas também implementa estratégias de investimento automatizadas, sem a intervenção dos gestores”, explica Gabriel Motta, sócio-diretor da Daemon Investimentos.
Os algoritmos estudados para serem implementados nas estratégias de investimento trabalham de maneira autônoma, sem a intervenção do time nesse processo. “Nós gastamos um tempo enorme com pesquisa para definir os melhores parâmetros para os nossos algoritmos, mas uma vez que são implementados eles rodam de maneira autônoma e sistemática. Esse ponto é importantíssimo”, finaliza Motta.
Leia também o texto “Estatística, Astrologia e Eficiência de mercado”.
Brasil
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3015 - 15º andar • São Paulo
USA
1111 Brickell Avenue, Suite 2646 - 33131 • Flórida
© 2025 Daemon Investments. Todos os direitos reservados. CNPJ: 10.865.161/0001-00
By • SOMO Collab