As empresas lançam em conjunto o primeiro Fundo de Investimentos em Participações de energia renovável.
A Daemon inaugura uma nova frente na gestão de recursos com o seu primeiro Fundo de Investimento em Participações (FIP) focado em energia renovável. O veículo será gerido em parceria com uma das maiores empresas de gestão e comercialização de energia do Brasil, a Witzler.
De um lado, a Daemon oferece profunda experiência na gestão de fundos e na consultoria financeira para o setor de energia. São mais de 10 anos de experiência nesse segmento e mais de R$ 7 bilhões em investimentos assessorados pela casa. Do outro lado, a Witzler atuará como o braço técnico especialista, dada a experiência como plataforma de soluções energéticas que atua em toda a cadeia desse segmento.
A Daemon esbarrou no setor de energia ao avaliar projetos de infraestrutura. “No ano passado, a gente reavaliou a estratégia como gestora, em quant e export finance, e decidiu usar a experiência que tinha para uma nova linha de fundos”, afirma Motta.
O aumento da Selic no Brasil não deve atrapalhar esse plano, diz o executivo. “Os ativos de energia são normalmente vistos como defensivos. É claro que o aumento de juros impacta todos os investimentos, mas é um bom setor num cenário de inflação e alta de taxas.”
A Witzler tem uma carteira com mais de 1,3 mil unidades consumidoras, gerenciando o equivalente a R$ 1,5 bilhão de energia por ano. Atua no mercado livre, na comercialização e geração.
Com capacidade de originação e desenvolvimento de projetos, a associação com a Daemon potencializa investimentos e cria uma via de mão dupla para clientes que tenham interesse em alocar em energia limpa, diz Lucas Torres Witzler, CEO da empresa. O executivo diz ter identificado na sua base um volume importante de potenciais investidores, o que já viabiliza a criação de um FIP de infraestrutura. Motta acrescenta que a ideia é fazer as rodadas de apresentação com os investimentos já mapeados.
Veja o que saiu na imprensa sobre a parceria:
Daemon sela acordo com Witzler para FIP de energia
Gestoras de venture capital e private equity testam demanda
Daemon e Witzler lançam FIP com foco em projetos de energia renovável
Leia também o artigo “Como os fundos quantitativos funcionam”